Chamada de Propostas versão 1.3
(Prazo limite para envio de comentários: 4/11/2015)
Realizadores:
Associação Latino-Americana de Investigadores da
Comunicação (ALAIC), Universidade de Brasília (UnB), Universidad de Puerto Rico
(Porto Rico), Universidad de la República (Uruguai), Universidade Federal de
Sergipe (UFS), Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade
Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidad de la Frontera (Chile), Universidad
Católica Andrés Bello (UCAB), Universidad Andina Simon Bolivar (Bolívia), Simon
Fraser University (SFU) e Université du Québec
à Montréal
Apoio: Universidad
Autónoma de México (UNAM), Universidad Autónoma de Aguascalientes, Intercom,
SBPJor, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), UNESCO e UNICEF.
Comissão
organizadora: Professores(as) Delia Crovi (UNAM/ALAIC),
César Bolaño (ALAIC/UFS), Fernanda Martinelli (UnB), Priscila Borges (UnB),
Liziane Guazina (UnB), Fernando Oliveira Paulino (ALAIC/UnB), Gabriel Kaplún
(ALAIC/UDELAR), Thaïs de Mendonça Jorge (UnB), Luiz Martino (UnB), Fábio
Pereira (UnB) e Jairo Faria (UnB). Email: escueladeveranobrasilia@gmail.com
1)
O que é o Curso de Verão (Summer School) “Pesquisa em Comunicação na
América Latina”?
Trata-se
da terceira edição da Escola de Verão (Summer School) “Pesquisa em Comunicação na América Latina”, programado
para 17 a 24 de março de 2016, em Brasília, Brasil, com a presença de
professores e de estudantes de programas de pós-graduação (mestrandos ou
doutorandos) em comunicação, preferencialmente (ou seja, não exclusivamente)
matriculados nas universidades realizadoras selecionados por esta chamada de
projetos. A iniciativa e a rede têm o reconhecimento, a participação e o apoio
da ALAIC.
2)
Quais são os critérios de seleção dos participantes?
a)
A seleção dos pós-graduandos, feita pela Comissão Organizadora, levará em conta
os seguintes critérios:
b)
pertinência, coesão e coerência de resumo de projeto de pesquisa em andamento,
em até sete páginas (Fonte Arial 12, espaçamento 1,5), que deve ser enviado em
arquivo “.doc” por email para escueladeveranobrasilia@gmail.com,
em português ou em espanhol, contendo: 1) Introdução, 2) Problema,
3) Metodologia, 4) Resultados Esperados e 4) Referências
c)
pertinência, coesão e coerência do 1) histórico escolar (pós-graduação) com
disciplinas cursadas; 2) Resumo de Curriculum Vitae, com até quatro páginas,
Fonte Arial 12, espaçamento 1,5, incluindo atividades de ensino, pesquisa e
extensão realizadas e nível de compreensão de espanhol e de português. Em
arquivos “.doc” por email para: escueladeveranobrasilia@gmail.com;
d)
membros de um programa de pós-graduação que integre a lista de realizadores têm
ponto adicional na seleção.
Todos
os documentos acima solicitados devem seguir o seguinte padrão:
Idioma:
português ou espanhol,
Formatação:
Fonte Arial 12, espaçamento 1,5, em arquivo “.doc”
Envio:
por email para o endereço escueladeveranobrasilia@gmail.com
Aos
dez mais bem classificados, residentes fora do Distrito Federal, será oferecida
hospedagem sem custos na Universidade de Brasília. Os demais serão convidados a
participar do curso sem a possibilidade de hospedagem na UnB.
A
passagem de ida e volta até Brasília fica a cargo do cursista e/ou de seu
programa de pós-graduação.
Casos
omissos serão julgados e definidos pela Comissão Organizadora.
3) Quais conteúdos serão oferecidos?
O curso equivale a uma disciplina semi-presencial de quatro
créditos com trinta horas oferecida em sala de aula e mais trinta horas
destinadas à elaboração de artigo, sob supervisão de professor designado pela
coordenação, que servirá de objeto de avaliação. A distribuição dos
orientadores seguirá os seguintes critérios: a) identidade com o tema; e 2)
distribuição mais equitativa possível dos trabalhos entre os professores. As
atividades serão desenvolvidas majoritariamente em português e em espanhol.
O nome forma da disciplina no registro da Universidade de Brasília
é “Estudos de Comunicação na América Latina”, cuja ementa inclui: “Análise
comparativa de estudos de comunicação na América Latina, influências teóricas e
metodológicas; tendências atuais e perspectivas da pesquisa em comunicação na
América Latina”.
Cada programa de pós-graduação encontrará maneiras de oferecer
condições para que o crédito da disciplina cursada pelos pós-graduandos seja
integralizado nos históricos dos discentes.
Em
horários alternados às exposições dos docentes, os pós-graduandos terão espaço
para apresentação de seus projetos de tese/dissertação, comentados por um
discente e avaliado por, pelo menos, um professor.
4) Quais
são os resultados esperados?
- Contribuições e aprimoramentos aos projetos de pesquisa dos
participantes por meio do diálogo com os professores e com os outros
cursistas;
- Institucionalização da Escola de Verão como atividade regular
junto aos professores e discentes das instituições participantes;
- Possibilidade de ampliação do curso para outras instituições;
- Promoção do debate internacional e interdisciplinar de alto nível
em torno dos temas escolhidos;
- Promoção da integração entre os Programas de Pós-Graduação em
Comunicação das universidades participantes;
- Criação de grupos e redes de pesquisa internacionais;
- Editoração de uma obra coletiva (livro ou periódico) reunindo os
melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito do curso;
- Criação grupo de trabalho que poderá coordenar outros projetos de
cooperação entre as instituições participantes na área de Comunicação.
PROGRAMA DE ACTIVIDADES
3ª ESCOLA DE VERÃO
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
– 17 A 24 DE MARÇO DE 2016
(versão 11/03)
Quinta,
17/3
14
às 18h Chegada à Brasília
18h
Reunião dos professores participantes
19h
Mesa de abertura do curso. Atividade com professores e cursistas
20h15
Confraternização
Sexta,
18/3
8h
Serviço Púbico de Comunicação e América Latina (Prof.s Nelia Del Bianco, Carlos
Eduardo Esch e Iluska Coutinho, via Skype,)
10h
Regulação da Comunicação e América Latina (Prof.s Murilo César Ramos, Marcos
Dantas, Ruy Sardinha Lopes, Adilson Cabral e Edgard Rebouças)
12h
Almoço
14h
às 16h e das 16 às 18h Sessões dos Grupos de Trabalho com os Pós-Graduandos
19h
Confraternização
Sábado,
19/3
8h
às 13h Comunicação, Brasília e Cidadania. Sessão com os professores José Carlos
Coutinho e Aldo Paviani.
Tarde
e noite livre
Domingo,
20/3, Dia livre
Segunda,
21/3
8h
Teoria, Semiótica e Tecnologias de Comunicação (Prof. Luiz Cláudio Martino,
Pedro Russi, Eliseo Colón, via Skype, e Priscila Monteiro Borges)
10h
Comunicação e Cidadania (Prof.s Gabriel Kaplún, Dácia Ibiapina, Wladimir
Gramacho e Luiz Martins)
12h
Almoço
14h
às 16h e das 16 às 18h Sessões dos Grupos de Trabalho com os Pós-Graduandos
19h
Confraternização
Terça,
22/3
8h
Ética, Comunicação e Direito de Acesso a Informação (Prof.s Rogério
Christofoletti, por Skype, José Eduardo Elias Romão e Danilo Rothberg)
10h
Diálogo Sul-Norte nos estudos de comunicação (Prof.s Gustavo Cimadevilla, Delia
Crovi, presencial, e por Skype:, Katherine Reilly, Joseph Straubhaar e Madalena
Oliveira)
12h
Almoço
14h
às 16h Sessão com Luís Antonio Assis Brasil e Silva
16h
às 18h Metodologia de Políticas de Comunicação (Prof.as Elen Geraldes e Janara
Sousa)
19h
Confraternização
Quarta,
23/3
8h
América Latina e Economia Política da Comunicação (Prof. César Bolaño)
10h
Comunicação e Política e Políticas de Comunicação na América Latina (Liziane
Guazina, Fernando Oliveira Paulino e por Skype: Prof.s Marilú Garay, Carlos Del
Valle, Erick Torrico e Andrés Cañizalez, a confirmar)
12h
Almoço
14h
Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em jornalismo (Ana Carolina
Kalume, Fernanda Martineli e Thaïs de Mendonça com Kênia Maia e Prof. Fábio
Henrique Pereira via Skype)
16
às 18h Sessão dos Grupos de Trabalho com os Pós-Graduandos
19h
Confraternização
Quinta,
24/3
8h
Apresentação do livro eletrônico resultante da 1.a e da 2.a edições da Escola
de Verão “Pesquisa em Comunicação na América Latina”
10h
Comunicação, Jovens e Cultura Digital na América Latina (Prof.a Delia Crovi,
Cosette Castro e Gabriela Goulart)
12h
Almoço
14h
Encerramento do 3.a Escola de Verão “Pesquisa em Comunicação na América Latina
18h
Confraternização
Mais informações sobre a Universidade de Brasília
estão disponíveis em www.unb.br. Para mais dados sobre Brasília e sobre o
Distrito Federal, recomendamos os sites: http://www.conhecabrasilia.com.br e http://www.experimentebrasilia.com.br
Referência
Com
aproximadamente uma década de experiência a Associação Europeia de
Pesquisadores da Comunicação (ECREA) realiza curso de Verão. O formato já
consolidado contribui para o fortalecimento de uma rede de programas de
pós-graduação, além de colaborar com o intercâmbio científico entre professores
e estudantes e fortalecer a integração continental
por meio do estímulo às atividades nacionais e internacionais.
No
contexto latino-americano, a realização da terceira edição da Escola de Verão
“Pesquisa em Comunicação na América Latina” pretende fortalecer de rede entre
os programas de pós-graduação em comunicação estabelecida durante as primeiras
edições realizadas na Universidade de Brasília em 2014 e 2015.
Depoimentos
"A participação no 1º Curso de Verão da ALAIC
possibilitou o contato com as práticas e os saberes de diversos pesquisadores
de todo do Brasil e de outros países, sobretudo aqueles que fazem parte da
América Latina. Foi uma oportunidade intensa de troca de experiências e
aquisição de conhecimentos – um verdadeiro “mergulho” no universo da Pesquisa
em Comunicação. Os cursistas ganham, sobremaneira, em termos de maturidade
acadêmica”, Allan Gouvêa, pós-graduando em Comunicação na UFJF
"Participar
do Curso de Verão foi inspirador. (...) Participar das atividades e receber a
contribuição dos colegas pós-graduandos de tantos lugares diferentes contribuiu
imensamente para a consolidação do meu projeto de pesquisa", Kleiton Reis, pós-graduando em Comunicação na UFSC
"O Curso de
Verão foi oportunidade ímpar para formação de jovens pesquisadores. Primeiro,
porque é possível ter um contato mais direto e denso com pesquisadores de
outras instituições, principalmente internacionais. Segundo, além de apresentar
a pesquisa, é possível dialogar com os presentes, e assim criar uma cultura de
compartilhamento do conhecimento, inclusive ao alçar perspectivas de parcerias.
Creio que essas contribuições são chave para enfrentar um panorama de
complexidade nas pesquisas em comunicação." Pedro Caribé, pós-graduando em Comunicação na UnB
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